logo

MATO GROSSO

Deputados estaduais e federais assumem mandatos nesta quarta-feira


Por Redação com RDNews

img

Reprodução


 A Assembleia Legislativa inicia a próxima legislatura, neste dia 1º de fevereiro, com uma renovação de 25%.  Dos 24 deputados estaduais que tomam posse amanhã,  18  foram  reeleitos. Assim, o Parlamento estadual  ganha  seis novos integrantes  na 20ª Legislatura.   Veja quadro abaixo

A cerimônia de posse dos deputados estaduais será realizada  a partir das 9h no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros. Após a posse, os parlamentares seguirão para o Plenário das Deliberações onde ocorrerá a eleição da Mesa Diretora. A apuração e divulgação do resultado ocorrem logo após a votação. 

Os seis novos deputados estaduais são Juca do Guaraná Filho (MDB), Fabio Tardin (PSB),    Diego Guimarães (Republicanos), Cláudio Ferreira (PTB), Beto Dois a Um (PSB) e Júlio Campos (União Brasil). 

O mais longevo na Assembleia Legislativa é Sebastião Rezende (União Brasil). O parlamentar assumirá o quinto mandato consecutivo.  

Janaina Riva (MDB), única mulher da Assembleia Legislativa,  foi  a mais votada,  conquistando  mais de 81 mil votos nas eleições 2022. A emedebista foi  seguida pelo 1º secretário da Casa, Max Russi (PSB), com mais de 70 mil votos, e pelo  presidente do Legislativo, Eduardo Botelho (União Brasil), que conquistou mais de 51 mil votos.
 

Mesa Diretora

A eleição para Mesa Diretora acontece logo após a solenidade de posse. Eduardo Botelho e Max Russi serão reeleitos para a presidência e 1ª Secretaria respectivamente. Janaina Riva, Wilson Santos (PSB) e Valdir Barranco (PT) também seguem na 1ª Vice-Presidência, 2ª Vice-Presidência e 2ª Secretaria da Casa. As únicas mudanças são nos cargos de 3º secretário e 4º secretário,  que será ocupados por Gilberto Cattani (PL) e Valmir Moretto (Republicanos).
 

 Max Russi chegou a ensaiar candidatura a presidente, mas acabou compondo com Botelho. Com isso, a chapa Assembleia Unida por MT conseguiu o consenso e espera obter os 24 votos possíveis.   


A renovação da bancada mato-grossense na Câmara Federal  é de mais de 50%

Os oito deputados federais eleitos por Mato Grosso tomam posse nesta quarta (1º), em sessão marcada para as 10 horas, no Plenário Ulysses Guimarães. No mesmo dia, às 16h30, começa a sessão destinada à eleição do novo presidente e da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024.

O PL, partido do ex-presidente da República Jair   Bolsonaro  garantiu quatro vagas na bancada.  Os eleitos pela sigla foram Abílio Júnior, Amália Barros,   Coronel Fernanda e José Medeiros, que renovou o mandato. Veja quadro

Com isso, a renovação da bancada mato-grossense na Câmara Federal  é de mais de 50%.

À tarde, a partir das 16h30 (horário de Brasília), os parlamentares de Mato Grosso participam da eleição da Mesa Diretora. A tendência é que todos os oito representantes do Estado votem pela reeleição de Arthur Lira (PP-AL) para presidência da Casa.

 

Wellington no Senado

Reeleito  em  2022,  Wellington Fagundes (PL) toma posse  no grupo de   27 senadores eleitos ou reeleitos em outubro do ano passado. O número é  equivalente a um terço do Senado.

Já convocadas pelo atual presidente e candidato à reeleição, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a primeira reunião, para a posse dos parlamentares, será na quarta, às 15h. Em seguida será aberta a segunda reunião preparatória para a eleição para presidência  do Senado.

 Wellington está engajado na campanha de Rogério Marinho (PL-RN) à presidência da Casa. Jayme Campos (União Brasil) e Carlos Fávaro (PSD), que deixa o Ministério da Agricultura e Pecuária para participar da eleição e retorna ao cargo dia 02, votam pela reeleição de Rodrigo Pacheco.
 

Entre no grupo de WhatsApp do Popular Online e receba notícias da região, CLIQUE AQUI.
 


CNH DO BRASIL

Cidadãos podem se credenciar para dar aulas práticas de direção em Mato Grosso; entenda

O cidadão que deseja atuar como instrutor autônomo de trânsito nas aulas práticas de direção veicular deverá realizar o credenciamento junto ao Detran-MT e atender aos requisitos estabelecidos pela Portaria nº 042/2026, que regulamenta a atividade no Estado de Mato Grosso. A autorização é obrigatória para que o profissional exerça a função de forma regular, responsável e em conformidade com a legislação...


"TESTA DE FERRO"

Traficantes e “laranjas” envolvidos em esquema de envio de drogas para Goiás são alvos de operação

As ordens judiciais são cumpridas em municípios de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul.


VALORIZAÇÃO

Prefeito de Mirassol D’Oeste visita a Ascamar e acompanha trabalho de reciclagem no município

Héctor Alvares participou da rotina da associação, atuou na esteira de triagem e destacou a importância dos coletores.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.